Nosso Trabalho

São Caetano realiza sessão solene pelo Dia da Umbanda por iniciativa do vereador Caio Salgado

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite de quarta-feira (12), uma sessão solene em celebração ao Dia da Umbanda, comemorado oficialmente em 15 de novembro. . O evento reuniu autoridades, líderes religiosos e representantes de terreiros da cidade e da região.

Durante a solenidade, Caio Salgado destacou a relevância cultural e social da Umbanda e defendeu a importância da liberdade religiosa. “Celebrar esta data é reafirmar o respeito à diversidade e combater todas as formas de intolerância”, afirmou o vereador, ressaltando que a Umbanda é uma religião brasileira fundada nos princípios da caridade, acolhimento e fraternidade.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, Carlos Humberto Seraphim; pela vice-prefeita Regina Maura; pelos vereadores Olintho Voltarelli e Cesar Oliva; pelo babalorixá Wellington d’Ogum; por Maurício Ribeiro da Silva, diretor da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (RJ); Elisabete da Silva Montesano, da OAB/SCS; e Ronaldo Linares, presidente da Federação Umbandista do Grande ABC.

Um dos momentos mais emocionantes da noite veio do discurso de Pai Ronaldo Linares, que relembrou sua trajetória e o avanço do respeito às religiões de matriz africana. “Não somos mais nem menos que ninguém. A Umbanda é o bem e não faz mal a ninguém”, afirmou.

Ao todo, 11 templos umbandistas foram homenageados por sua atuação espiritual, cultural e comunitária: Centro de Umbanda Novo Amanhecer, Escola de Curimba Rodrigo Juca, Fernando Capella Dias Reis, Templo Caboclo Flecheiro e Vovó Joana, Templo Cacique Pena Branca – Zé Pelintra e Maria Navalha, Templo Fonte dos Caboclos, Templo Luz de Oxaguian, Tenda Pai Oxalá e Caboclo Pena Preta, Tenda Cabocla Pedra Virgem, Tenda Caboclo Pele Vermelha e Mamãe Oxum e Terreiro Luz do Arco-Íris e Mamãe Oxum.

Ao encerrar a sessão, Caio Salgado agradeceu aos terreiros pela contribuição social e espiritual que prestam à comunidade e reforçou o compromisso do mandato com o diálogo e o enfrentamento ao preconceito. “Tudo se constrói com diálogo. Seguiremos trabalhando para garantir respeito e liberdade a todas as tradições de fé”, concluiu.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Faça sua inscrição!
Fique por dentro das novidades de nossa cidade!

Faça sua inscrição!
Fique por dentro das novidades de nossa cidade!

Fale com o Caio Salgado!