Smart Sanca leva à prisão 10 procurados pela Justiça por meio de reconhecimento facial em 30 dias de testes

São Caetano do Sul dará um importante passo no fortalecimento da segurança pública com a inauguração neste sábado (19/7) do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências. Mesmo em fase de testes, que durou 30 dias, o novo sistema já demonstrou sua eficácia ao contribuir para a prisão de 20 indivíduos procurados pela Justiça, sendo 10 identificados por reconhecimento facial e outros 10 por meio da leitura automatizada de placas veiculares.
Entre os casos de sucesso já registrados, destacam-se prisões por tráfico de drogas e outros crimes graves. Nos últimos dois dias, três procurados foram identificados pelo sistema do Smart Sanca e detidos pela GCM: na quinta-feira (17/7), um indivíduo com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas foi localizado em frente ao Espaço Verde Chico Mendes e, nesta sexta-feira (18/7), um foi identificado adentrando ao Bosque do Povo, no Jardim São Caetano, e o outro nas dependências do Atende Fácil.
Na manhã desta sexta-feira (18/7), o secretário de Segurança da Capital, Orlando Morando, visitou as instalações do futuro Smart Sanca e elogiou a estrutura. “Em São Paulo temos o Smart Sampa, o sistema de tecnologia da maior cidade da América Latina voltada à segurança do município de São Paulo. Fico contente em ver São Caetano evoluir nesse aspecto.”
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, que recepcionou o secretário da Capital, disse que o município não vai medir esforços no combate à criminalidade. “Importante ver que antes mesmo da inauguração o Smart Sanca tem trazido resultados exitosos. Seguiremos na melhoria da estrutura, da tecnologia e investindo na nossa GCM para afastar e prender criminosos que queiram passar pela cidade.”
SOBRE O SMART SANCA
O Smart Sanca representa um avanço tecnológico para a segurança do município, operando com 510 câmeras de monitoramento que funcionam ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana. O sistema possui integração direta com os principais bancos de dados de segurança do país, incluindo Muralha Paulista, Alerta Brasil e Córtex, permitindo identificação imediata de veículos e pessoas procuradas.
O centro opera com uma equipe multidisciplinar que reúne Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, além das secretarias de Mobilidade Urbana e Saúde, garantindo uma atuação integrada em situações de emergência. Todos os operadores passaram por treinamento especializado para utilizar com máxima eficiência as ferramentas de análise de dados em tempo real e sistemas de inteligência artificial disponíveis na plataforma.