Vereador Caio Salgado conhece em Santos o programa Televida, modelo de teleassistência para idosos que pode ser implantado em São Caetano do Sul

O vereador Caio Salgado (PL) esteve mais uma vez em visita técnica fora de São Caetano do Sul. Desta vez, o destino foi a cidade de Santos, onde conheceu de perto um programa que pode transformar a vida da população idosa do nosso município: o Televida, um serviço gratuito de teleassistência domiciliar oferecido pela Prefeitura de Santos, que já beneficia mais de 470 idosos.
O programa funciona por meio de um dispositivo portátil, muito semelhante a um relógio, utilizado no pulso e equipado com um botão de emergência. Ao ser acionado, o equipamento conecta o idoso a uma central de atendimento 24 horas, que realiza o atendimento por viva-voz, acompanha toda a situação e pode acionar familiares, o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, conforme a necessidade. Além disso, há uma pulseira com identificação do nome, data de nascimento e uma senha que permite o acesso aos dados de familiares e contatos próximos em caso de urgência. Trata-se de um suporte essencial em situações como quedas, alterações de pressão ou crises de saúde.
Durante a visita, o vereador Caio foi recepcionado por Ariane, da Secretaria de Atenção Primária de Santos, responsável pelo projeto, e por Renato, coordenador da iniciativa. Ele também teve a oportunidade de conversar com Dona Hideli, uma das beneficiárias do programa, que compartilhou sua experiência com o serviço:
“Já precisei acionar em um momento de emergência e fui atendida na hora. Me sinto mais segura sabendo que não estou sozinha”, contou a munícipe.
Segundo o vereador Caio Salgado, levar esse tipo de inovação para São Caetano é uma prioridade:
“Imagine a segurança de ter um botão que, em caso de emergência, conecta o idoso com uma central que fala com ele, acalma, aciona ajuda e acompanha tudo até a chegada do socorro. Isso é respeito, cuidado e dignidade para quem já contribuiu tanto com nossa cidade. Meu compromisso é lutar para que São Caetano também tenha um programa como esse, garantindo mais autonomia, proteção e qualidade de vida aos nossos idosos.”
A proposta já foi apresentada ao Executivo Municipal para avaliar a viabilidade de implantação em São Caetano do Sul. Essa é mais uma iniciativa do mandato de Caio Salgado voltada à valorização da pessoa idosa, tema que ele acompanha de perto e pelo qual já conquistou avanços importantes no município.