Nosso Trabalho

Vereador Caio Salgado propõe projetos de lei voltados à saúde mental em São Caetano do Sul

Preocupado com o crescimento alarmante dos transtornos mentais na sociedade, o vereador Caio Salgado (PL) tem atuado fortemente na promoção de políticas públicas que garantam cuidado e atenção à saúde mental da população de São Caetano do Sul. A pauta tem ganhado destaque no mandato do parlamentar, que considera o bem-estar emocional um dos pilares para o desenvolvimento humano e social, com esse objetivo, o vereador protocolou na Câmara Municipal quatros projetos de lei que abordam diretamente o tema.

Segundo dados recentes de órgãos de saúde, o número de pessoas diagnosticadas com ansiedade, depressão e outros transtornos psíquicos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Diante desse cenário, Caio Salgado reforça a necessidade de ampliar o acesso a atendimentos psicológicos de forma efetiva e descentralizada. Entre as propostas está: Apoio psicológico aos funcionários da rede municipal – A proposta institui um programa de acompanhamento emocional para os servidores públicos de São Caetano do Sul. A ideia é oferecer suporte contínuo para enfrentar o estresse, o esgotamento profissional (burnout) e outras questões que afetam a saúde mental dos trabalhadores, promovendo um ambiente institucional mais saudável e produtivo.

Acompanhamento terapêutico para familiares de crianças atípicas- Voltado a pais e familiares de crianças com neurodivergências — como autismo, TDAH e deficiências intelectuais —, o projeto busca proporcionar acolhimento psicológico e fortalecer o equilíbrio emocional dessas famílias, que enfrentam desafios diários e muitas vezes se sentem desamparadas pelo poder público.

Apoio psicológico para jovens atendidos por programas sociais- Com foco nos adolescentes e jovens, a proposta visa oferecer orientação psicológica e atividades de fortalecimento emocional, social e educacional. O objetivo é construir vínculos positivos, prevenir situações de risco e ampliar oportunidades para o desenvolvimento pessoal, uma vez que já estão no programa de emprego do Munícipio, serão acolhidos e impulsionados psicologicamente.

Atendimentos terapêuticos individualizados nos CISEs – Hoje, os Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs) realizam apenas avaliações iniciais individuais em saúde mental e, quando há necessidade, os idosos são encaminhados para o CAPS. O projeto de Caio Salgado propõe a inclusão de sessões terapêuticas regulares e individuais nos próprios CISEs. A medida visa prevenir agravos emocionais e melhorar a qualidade de vida da população idosa.

“Cuidar da saúde mental é cuidar da dignidade das pessoas. Precisamos ampliar o acesso, desburocratizar os atendimentos e oferecer escuta qualificada em todos os ciclos da vida”, destaca o vereador Caio Salgado.

Os projetos agora seguem para análise nas comissões permanentes da Câmara. Se aprovadas, as propostas representarão um importante avanço na construção de uma rede de acolhimento mais humana, preventiva e inclusiva em São Caetano do Sul — um passo necessário frente à realidade atual.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça sua inscrição!
Fique por dentro das novidades de nossa cidade!
Faça sua inscrição!
Fique por dentro das novidades de nossa cidade!
Fale com o Caio Salgado!