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Plataforma educacional Khan Academy será utilizada nas escolas municipais de São Caetano do Sul

 

São Caetano do Sul está realizando um projeto piloto para a utilização da plataforma educacional Khan Academy nas escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de complementar os conteúdos ministrados nas aulas. Essa ferramenta é online e gratuita, e oferece vídeos e atividades que proporcionam um aprendizado personalizado, de acordo com o ritmo de cada aluno.

Funciona como se fosse um jogo onde os alunos vão avançando os níveis. Isso trará a eles motivação para que prossigam estudando, e do outro lado, os professores receberão os relatórios completos da evolução de cada aluno.

A capacitação dos professores para o melhor aproveitamento da plataforma está sendo oferecida pelo Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns e pela EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias Profa. Neusa Maria Nunes Branco).

Um projeto piloto já iniciou na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Padre Luiz Capra, com a capacitação da equipe gestora e docentes.

A plataforma Khan Academy já tem sido utilizada (de forma experimental) no Projeto Samaúma, para o atendimento de crianças com altas habilidades, e está servindo também de experiência na construção de uma estratégia para implementar o uso da plataforma em toda a rede, que oferece conteúdos em diversas áreas, como Matemática, Ciências, Computação, História da Arte, Economia e Finanças, traduzidos para mais de 36 idiomas.

A diretora do Cecape, Denise Pattini, ressalta que os conteúdos das disciplinas de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa estão integralmente alinhados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estabelecida pelo Ministério da Educação, sendo que o alinhamento dos conteúdos de Matemática do Fundamental II foi feito por um professor da Escola Municipal de Novas Tecnologias, Artur Jovanelli.

Foi em 2017 que o professor Artur Clayton Jovanelli, docente da EMNOVA, realizou o primeiro trabalho de adaptação dos conteúdos de Matemática ao currículo nacional. Durante oito meses, ele se debruçou voluntariamente, sobre todas as atividades e vídeos da plataforma e fez as adaptações necessárias.

 

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