Hoje as pessoas se aposentam mais tarde, o que deve ser feito diante disso?

Diante da atual tendência de crescimento do número de idosos na população, torna-se extremamente necessária a criação de políticas públicas que protejam essa geração, assegurando a sobrevivência não só deles, mas também dos trabalhadores mais jovens de hoje, já que serão os idosos de amanhã.
A Previdência Social mudou, e hoje as pessoas se aposentam mais tarde. Sendo assim, para uma saída mais tardia do mercado de trabalho, é importante garantir ao trabalhador uma qualidade de vida adequada à sua idade. Porém, para que isso ocorra, faz-se necessária a atenção dos governantes e o planejamento de políticas específicas para esse segmento.
A necessidade do desenvolvimento de instrumentos que assegurem a empregabilidade nessa faixa etária, é de extrema importância. Hoje, por exemplo, uma pessoa de 53 anos desempregada só poderá se aposentar aos 65 anos, e qual solução para essa pessoa? Qual soluções precisam ser dadas à nossa sociedade, empresas e coletividade no geral, sobre a necessidade da criação políticas para a contratação dessas pessoas, ou simplesmente para mantê-las dentro da empresa trabalhando? Poderiam ser mentores de jovens que estão iniciando a vida profissional por exemplo, pois, se aposentarão mais tarde e conseguir um novo emprego nesta faixa etária é muito difícil, justamente por falta de políticas que os abracem, os fazendo sentir excluídos e desamparados.
Novas políticas e ações a esse respeito, possibilitariam transformar nossos idosos em cidadãos com direitos protegidos por lei, ativos e com funcionalidade, fazendo com que essa fase da vida seja vivida da forma mais gratificante possível, além de contribuir para diminuir o dispêndio público como, por exemplo, assistência médica e pagamento de benefícios.
Há no Brasil, um alto grau de responsabilidade e uma dívida enorme para com os idosos e aposentados. E precisamos lutar em busca do real e verdadeiro reconhecimento social e da cidadania desses homens e mulheres que participaram ativamente da construção deste país.