Caio Salgado celebra a liberação da distribuição de Cannabis Medicial pelo SUS

Na última terça-feira (31/01), foi sancionada a Lei que garante o fornecimento de remédios à base da Cannabis pelo SUS no Estado São Paulo.
O Parlamentar Caio Salgado tem se engajado na pauta da Cannabis Medicinal há algum tempo, buscando tornar São Caetano do Sul referência também neste tema, com projetos e pesquisas científicas.
A planta do gênero Cannabis têm potencial terapêutico porque contém compostos químicos que influenciam em mecanismos que regulam várias condições fisiológicas, além de tratar muitas doenças com suas propriedades anticonvulsivantes, anti-inflamatória, ansiolíticas, antipsicóticas, neuroprotetoras e outros efeitos analgésicos. O Canabidiol é muito utilizado em casos em que a doença é resistente ao uso de fármacos convencionais.
Em 2022, o Vereador Caio Salgado promoveu o primeiro Painel de Debates na Câmara Municipal de São Caetano do Sul sobre o uso medicinal da Cannabis, para que o tema fosse amplamente discutido no meio médico e nas demais esferas do Poder Legislativo e principalmente levar esclarecimentos para a população.
Vale ressaltar, no mesmo ano o Parlamentar protocolou o Projeto de Lei Substitutivo 4104, que institui o fornecimento e acesso aos medicamentos de derivado vegetal a base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo a tetrahidrocanabidiol aos pacientes com patologias devidamente comprovadas de forma gratuita nas Unidades de Saúde Publica Municipal e Privadas conveniada ao Sistema Único de Saúde- SUS.
“Como defensor da pauta, fico muito feliz com essa conquista, é um passo muito importante, pois traz esperança para muitas famílias e mais qualidade de vida a muitos pacientes, é uma grande vitória!”, encerra Caio Salgado.