Caio Salgado participa de Audiência Pública da Educação

O vereador Caio Salgado participou da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal na sexta-feira (29/4), onde a secretária de Educação, Minéa Fratelli apresentou um balanço de sua pasta no exercício de 2021.
A secretária começou apresentando os números e a estrutura da rede municipal de ensino no ano de 2021: 3.699 servidores e 20.848 alunos, distribuídos em 45 escolas de Educação Infantil, 20 escolas de Ensino Fundamental, uma escola de Educação Básica (da Fundação Municipal Anne Sullivan), duas escolas de Ensino Médio, uma escola de Educação Profissional Técnica e uma escola de Educação de Jovens e Adultos.
A rede municipal de ensino de São Caetano oferece, também, educação complementar em instituições de ensino gratuitas, nas quais foram matriculados mais de 5.550 alunos: 2.475 na Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti, 1846 no Celef (Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental) e 1.230 na Escola Municipal de Novas Tecnologias.
Na Educação Especial, o número de alunos dobrou nos últimos anos, chegando a 670 em 2021, como resultado do bom trabalho realizado pela rede, que tem atraído alunos oriundos de outras cidades e de escolas particulares.
Na área de infraestrutura, São Caetano inaugurou uma nova escola (EMEI Cleide Rosa Auricchio) e realizou revitalizações em várias unidades: EMEI Romeu Fiorelli, EMI Gastão Vidigal Neto, EMEI Luiz José Giorgetti, EMEF Décio Machado Gaia e Biblioteca Esther Mesquita. Também foi dada continuidade às obras da EMEF Professora Eda Mantoanelli, que será concluída neste ano, e feita a modernização da Biblioteca Municipal Paul Harris, que será reinaugurada em breve.
Mas a secretária não se ateve aos dados de 2021 (quando ainda não havia assumido a pasta) e se dispôs a falar também sobre as atividades atuais e projetos futuros. Após a explanação, ela respondeu perguntas de vereadores e mães presentes à audiência e, dentre os questionamentos, destacou-se a questão da Educação Especial no município.
Durante sua participação na Audiência, Caio Salgado levantou alguns temas importantes:
- Atenção aos estudantes da Rede Estadual de Ensino, para que os programas ofertados aos estudantes da Rede Municipal cheguem até eles também;
- Acolhimento com Psicólogos e Assistentes Sociais nas escolas pós-pandemia, para os alunos e famílias;
- Acolhimento das escolas aos alunos com deficiência: Algumas escolas oferecem o bom acolhimento, enquanto outras não, e isso precisa ser ajustado;
- A necessidade de capacitar cada vez mais os profissionais da educação para lidar com a inclusão nas escolas;
- Estudos que viabilizem mais acessibilidade aos prédios de escolas mais antigas da cidade;
- PEI (Plano Educacional Individualizado), que é extremamente importante para os alunos;
- Materiais adaptados de maneira personalizada, pois cada aluno possui sua particularidade;
- A possibilidade de construir para o próximo ano, em relação ao Auxílio Material Escolar, uma lista básica para os alunos com deficiência como, por exemplo, maior quantidade de folhas de sulfite ( usam em número maior), giz de cera e canetas hidrográficas mais grossas, folhas tamanho A3, entre outros.
PMSCS