Idosos estão mais preparados para o mercado de trabalho

Depois de saber que o recorde mundial de “trabalhador mais antigo numa mesma empresa” é de um brasileiro, que está lá há 83 anos, o sentimento de que essa valorização e incentivo pudesse estar presente em outras empresas do país, se tornou ainda mais forte no vereador e também advogado Caio Salgado.
Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado, até porque, hoje a tecnologia e os avanços na saúde os permitem viver com maior qualidade de vida e por muito mais tempo. Com a Reforma Previdenciária, as pessoas se aposentarão mais tarde, o que nos remete ao fato de que precisam trabalhar mais.
Em contrapartida, são excluídas do mercado de trabalho, o que traz uma discrepância absurda: trabalhe mais para se aposentar versus não há trabalho para sua idade. O que fazer?
As empresas precisam se adaptar a esses profissionais e saber como adaptá-los em sua rotina, não somente por serem a maior parte da força de trabalho no país, mas também porque essa contratação traz vários benefícios para o seu negócio.
Os profissionais dessa faixa etária são caracterizados como os mais tolerantes, carinhosos, cuidadosos, produtivos, responsáveis, educados, atenciosos, éticos, e os que estão mais preparados para o mercado de trabalho.
Se hoje os idosos vivem por mais tempo, e com melhor qualidade de vida, fica gritante a necessidade de mudanças na cultura do Brasil nesse sentido. Além da necessidade de as empresas entenderem que, aos 60 anos um trabalhador não está velho, mas sim em plenas condições físicas e mentais para continuar trabalhando e colaborando para si e para tantos outros.